terça-feira, 20 de julho de 2010

Contribuição

Caros(as) Colegas, este módulo que estamos estudando é bastante rico em vídeos, tutoriais, textos de apoio e o próprio conteúdo do módulo é muito importante. Trabalho com meus professores de LEI há algum tempo com a WEB 2.o. Utilizamos, por exemplo, textos, planilhas e formulários do Google Docs, apresentações colaborativas, blogs, etc. Estas ferramentas de apoio fortalecem a integração e a interação entre os atores do processo de ensino e aprendizagem. Bom trabalho a todos(as)!

11 comentários:

  1. Essa nova geração que surgi e necessita de apoio é a geração Y com sua criatividade, invade o mundo com seus celulares e computadores conectados em todo o Mundo!Sabemos a existência de grande lacuna e exclusão digital dos nossos jovens, a grande carência é apoiar e criar novas ferramentas para que tenham direito e acesso as informações, a formação do UCA irá nos apoiar muito no intuito de atuarmos da melhor forma com os jovens ! Abs karine Pinheiro

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  2. Estamos em um momento histórico no qual se estabelece novos paradigmas. Isso exige uma nova forma de pensar, de agir, de se relacionar, de se colocar frente às situações e de fazer negócios. As mudanças são constantes e voláteis. E a questão não é a mudança em si, mas a sua velocidade.

    O profissional precisa assumir a responsabilidade pela sua carreira e pelo seu desenvolvimento. Assumir a responsabilidade de que hoje ele está onde ele próprio se colocou e se coloca. Ou seja, que vive hoje as escolhas que fez ontem, e viverá amanhã as escolhas que faz hoje.
    Neste século, o ambiente competitivo e o mundo globalizado não admitem mais acomodação.

    Lembre-se: você é o responsável pela sua vitrine pessoal. Crie e sustente suas vantagens competitivas. Tanto no plano pessoal, como no profissional, a vida vai lhe devolver o que você der a ela. Sua empresa é você! Sua vida não é uma coincidência, mas uma conseqüência das suas escolhas.
    E com o projeto UCA uma nova postura irá surgir na aprendizagem de nosso alunos , professores e toda a comunidade escolar.

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  3. Para que as novas tecnologias promovam as mudanças esperadas no processo ensino aprendizagem, devem ser usadas não como ferramentas pedagógicas para criar um ambiente interativo que proporcione ao aprendiz, diante de uma situação problema, investigar, levantar hipótese, testa-las e refinar suas idéias iniciais, construindo assim seu próprio conhecimento.
    A introdução desses recursos na educação devem ser acompanhada de uma sólida formação dos professores para que eles possam utiliza-las de uma forma responsável e com potencialidade pedagógica verdadeira, não sendo utilizadas como máquinas divertidas e agradável para passar o tempo.
    A tecnologia na Educação encontrará seu espaço, desde que haja uma mudança na atitude dos professores , que devem passar por um trabalho de autovalorização, enfatifando seu saber para que possam apropria-se da tecnologia com o objetivo de otimizar o processo de aprendizagem.

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  4. Estamos vivenciando uma nova forma de contribuir para formação dos nossos jovens, a tecnologia hoje interfere no nosso dia-a-dia e temos uma grande responsabilidade nessa diferente maneira de saber, aprender, buscar, repassar,construir conhecimento, o UCA é o primeiro passo nessa trajetória.Estou confiante!

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  5. Nós, no Centro de Referência do Professor, onde trabalhamos com a Formação de Professores, oferecemos o curso " Explorando os recursos da Web 2.0" a fim de oportunizar aos professores o conhecer e o construir aprendizagens signifcativas partindo dos diversificados aplicativos que podemos encontrar na Web.
    Foi uma experiência inovadora e de sucesso.Exatamente por possibilitar a troca de experiência e a inovação nas ações dos referidos professores junto a sala de aula. Fortalecendo assim o processo de aprendizagem.

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  6. Meu caro, enquanto a atividade que temos em comum é necessário que a gente converse e discuta melhor o que iremos fazer. Queria saber o dia exato de sua visita aqui em Jijoca para tratarmos desse assunto, porque eu estou indo para o Acaraú semana que vem também.

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  7. A informática e a Internet são recursos valiosos para o aprendizado dentro e fora da escola, uma vez que hoje são consideradas ferramentas complementares tanto para a realização de trabalhos escolares como um diferencial para a colocação profissional. Cabe os educadores orientarem os alunos quanto à forma ideal de sua utilização. Estou confiante com esta formação. Abraços a Todos.

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  8. Caro Moisés, estaremos aí em Jijoca na quarta-feira, dia 28/07/2010, pela manhã.

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  9. O projeto UCA se apresenta como uma grande oportunidade de experimentarmos um novo modelo de uso de tecnologias na educação. Muito temos que aprender, descobrir... e acredito que somente contando com muito apoio será possível tormarmos essa experiência significativa para alunos e professores de cada escola.

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  10. Olá Marquedonen,

    Muito interessante a sua postagem. Compartilhe como você usa essas ferramentas Web 2.0 na sua escola, citando exemplos de aulas e trabalhos.

    Abraços,

    Renata

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  11. Meu primeiro contato com a informática iniciou-se em 1998 com o curso de especialização em Informática Educativa. Ao concluir o curso comecei a trabalhar no NTE como professora multiplicadora.
    Durante essa trajetória que perdura até o momento, fui construindo minha história sobre a utilização das TIC no ambiente escolar, através das capacitações realizadas, do acompanhamento às escolas, trabalhando com projetos e do processo de formação continuada para professores multiplicadores.
    Ficou nítido que as mídias podem ser utilizadas com sucesso no ambiente escolar, seja através de projetos de aprendizagens, de softwares educativos, etc.

    Dentre os vários projetos desenvolvidos pelo NTE junto as escolas destacamos a REVISTA ELETRÕNICA S@BERES - 1º lugar: Região Norte/Nordeste no Prêmio Telemar de Inclusão Digital / 2004.
    Tratava-se de uma publicação trimestral do Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE /Quixadá-CE. Foi uma experiência inédita na região, tendo como objetivo incentivar a capacidade leitora e escritora de professores, alunos e comunidade, fortalecendo a democratização dos conhecimentos e o processo de inclusão digital, constituindo-se num ambiente colaborativo de aprendizagem.
    O projeto foi idealizado no NTE e desenvolvido em parceria com escolas públicas da região, compreendendo 08 municípios (Banabuiú, Boa Viagem, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Madalena, Quixadá e Quixeramobim), oportunizando desafios significativos para a comunidade educativa no que se refere à prática docente e curricular das áreas dos conhecimentos e de suas disciplinas, envolvendo produções de educadores e de alunos contextualizados pela vivência na escola e na comunidade.
    Os princípios que justificaram a construção desse projeto foram baseados nas concepções de aprendizagens colaborativas e no conhecimento como um ato produzido socialmente.
    Iniciado em 2003, a revista S@beres teve 06 (seis) edições publicadas, contando com a participação de noventa e nove colaboradores (professores e alunos).
    Durante o desenvolvimento do projeto foram realizadas várias oficinas para professores e alunos (Correio Eletrônico, Internet, Textos Jornalísticos e Home Page). Após essas capacitações iniciamos as atividades práticas:
    • Criação da revista S@beres
    • Produções dos professores – artigos temáticos dentro das áreas do conhecimento.
    • Produções dos alunos e comunidade.
    O Prêmio Telemar de Inclusão Digital é o reconhecimento àqueles que levam informação, cultura e cidadania utilizando as tecnologias como ferramenta de democratização e universalização dos conhecimentos, promovendo a inclusão digital pelos quatro cantos do Brasil.
    Na ocasião, foram premiados 29 projetos das mais diversas instituições: escolas, empresas, universidades e ONG que ajudam a melhorar a qualidade de vida através do acesso à informação beneficiando assim a milhares de brasileiros.

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